DARI


A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) tem como objetivo implementar e desenvolver a Internacionalização da Escola Politécnica. Propiciando experiências acadêmicas no Brasil e no exterior que acrescentem profissionalmente aos participantes e contribuam para o crescimento dos países envolvidos.

FAQs

Em que tipo de disciplinas é possível se inscrever na universidade anfitriã?

É possível se inscrever em praticamente todas as disciplinas oferecidas pela universidade anfitriã, desde que as disciplinas estejam sendo oferecidas no período e sejam aprovadas pelo Coordenador de graduação da sua habilitação na Escola Politécnica da UFRJ, para efeito de equivalência de créditos.

A Escola Politécnica oferece vagas de intercâmbio para estudantes dispostos a pagar por todas as despesas do curso?
Sim. Existem acordos em que o aluno torna-se responsável por todas as despesas(excetto taxas de matrícula e/ou mensalidade. Toas as vagas de intercâmbio possuem edital de processo seletivo em decorrência de sua demanda.

O diploma FCE (Cambridge) pode substituir o TOEFL no programa de intercâmbio?
A exigência das universidades parceiras é que o candidato obtenha uma pontuação mínima para a aprovação desse em intercâmbio. Cada instituição parceira exige uma pontuação diferenciada, portanto, busque informações no site da universidade desejada. Muitas das universidades da Europa pedem proficiência nível B2 ou B1.

Sou um aluno de Engenharia da Poli e estou atualmente em um intercâmbio no Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa e nesse período em que estive aqui realizei um estágio. Gostaria de saber se é possível utilizar este estagio como estagio obrigatório e, caso seja possível, como proceder para isso?
É possível solicitar a validação de estágio realizado durante intercâmbio.O processo segue os mesmos trâmites burocráticos de um estágio realizado aqui no Brasil. Na sua volta para a UFRJ, procure a secretaria do seu curso e lá eles vão te dar todas as orientações necessárias para abertura do processo de validação do seu estágio.

Já enviei a Declaração de Chegada mas o meu status ainda não foi alterado para "Aluno em Intercâmbio". Como fica a situação da minha matrícula até que a alteração seja feita? Devo me inscrever em alguma disciplina pra não entrar em trancamento automático?
Após o envio da Declaração de Chegada será feita a regularização da sua matrícula no SIGA para "Aluno em Intercâmbio". Até lá, sua matrícula permanecerá ativa. Não se inscreva em qualquer disciplina. Apenas aguarde. IMPORTANTE: A DRE leva em torno de um mês para efetivar a mudança no status da sua matrícula para "Aluno em Intercâmbio". Passado esse tempo verifique a sua situação no SIGA e, caso note algum problema, entre em contato com a DARI através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sabendo que meu estágio tem data prevista de término depois da data limite para retorno, eu posso solicitar prorrogação de intercâmbio mesmo retornando ao Brasil dia 21 de setembro? (Data limite pra estar da UFRJ = dia 04 de setembro)
Todo intercambista sabe, desde sempre, em que período começou o intercâmbio e quantos semestres de duração o mesmo terá. Dessa forma ele sabe exatamente em que período ele é OBRIGADO a voltar ao Brasil.

Ex.: início do intercâmbio: 2019/2 _ Duração: 2 semestres (2019/2 e 2020/1) _ Retorno para UFRJ: 2020/2

Retornar para UFRJ após o término do intercâmbio não é opcional. Mas... se por algum motivo você não puder retornar para UFRJ no período previsto, existe a possibilidade de Prorrogação do Intercâmbio. O pedido de prorrogação estende o seu status de "Aluno em intercâmbio" por mais 6 meses. O fato de você precisar de fato dos 6 meses (para cursar novas disciplinas, por exemplo) ou apenas de 2 (para concluir o período de estágio, por exemplo), independe. A ideia é: você tem uma data limite para iniciar as aulas na UFRJ. Caso você não possa voltar ao Brasil até a data estipulada, algo precisa ser feito. Solicitar a prorrogação pode ser a sua melhor opção. Planeje sua estadia e cumpra os prazos (inclusive os de Formulários DARI). Lembre-se de que qualquer solicitação precisa ser avaliada pela coordenação de curso e isso exige tempo. Mais uma vez: planejamento é fundamental.

Retornei ao Brasil mas não posso me inscrever em disciplinas pois minha matrícula não está ativa, permanece com status de "Aluno em Intercâmbio". O que devo fazer?
Retornar para o Brasil não é retornar para a UFRJ. Retorna para a UFRJ significa que sua matrícula mudou de "Aluno em intercâmbio" para " Ativa". Para ter a matrícula ativada e poder se inscrever nas disciplinas é preciso seguir os procedimentos da etapa 6 - Envio da Declaração de Retorno do Espaço Intercambista. Atente para os prazos. Caso tenha perdido o prazo, o Formulário de Registro de Retorno será reaberto no primeiro dia de Inscrição em disciplinas e ficará aberto por 04 dias. Em até três dias úteis após o fechamento do formulário a DARI fará a reativação de sua matrícula. Caso você tenha perdido esta segunda chance, a sua matrícula entrará em trancamento automático, mas poderá ser reativada no semestre seguinte.