POLI-UFRJ

Classificada entre as melhores universidades públicas do Brasil, a Escola Politécnica da UFRJ (POLI) tem sua trajetória intimamente ligadas ao desenvolvimento científico, cultural e tecnológico brasileiro. Suas origens vêm de 1792, sendo o primeiro curso regular de Engenharia das Américas e a mais antiga instituição de ensino superior do nosso país.

A POLI também é classificada como uma das melhores instituições de engenharia do último Exame Nacional de Cursos de Ensino Superior (ENADE) liderado pelo Ministério da Educação do Brasil, tendo alcançado o grau 5.0 (o mais alto) na maioria dos seus cursos de Engenharia. Este exame avalia a qualidade do ensino em uma escala que varia de 0 a 5 e compreende a qualidade do corpo docente, instalações e laboratórios, atividades de pesquisa e um exame formal, aplicado aos alunos.

Os cursos oferecidos pela POLI são considerados referência em diversas áreas de performance e, por isso, mantêm vínculo com importantes universidades no exterior. Através de convênios, os alunos da POLI têm a oportunidade de participar de programas de Intercâmbio Acadêmico em grandes centros de formação científica e tecnológica internacionais, de realizar estágio em sua área de formação e, é claro, podem desfrutar do privilégio de aperfeiçoar sua proficiência em diversas línguas estrangeiras e lidar e aprender novas culturas.

A maioria dos alunos da POLI são contratados por empresas importantes no Brasil e no exterior, como a Petrobras, Renault, VW, Embraer, Michelin, Alstom, BHP Billiton, Accenture, etc. A maioria dos principais candidatos contratados pela Petrobras nos últimos anos são ex-alunos desta escola de prestígio. Alguns dos estudantes em circulação da POLI envolvidos em programas de duplo diploma com instituições na Europa receberam doações de empresas que são parceiras da POLI. Essas empresas assinaram acordos de cooperação com a POLI e eles patrocinam estudantes e projetos de engenharia desenvolvidas na Escola.

A POLI está localizada em uma ilha na Baía de Guanabara chamada Ilha do Fundão, estando muito próxima do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro onde é possível encontrar transporte público para todos os bairros do Rio de Janeiro.