Nosso projeto BRAFITEC 174/15 envolve a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo lado brasileiro, e a L'Université de Technologie de Compiègne – (UTC), pelo lado francês. Trata-se de uma cooperação continua com a UTC que vem desde 2011, iniciada com o projeto BRAFITEC 095/11, na época com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). O foco reside na Engenharia Urbana, portanto a POLI recebe alunos de graduação da GSU (Engenharia de Sistemas Urbanos) e vão para a UTC alunos das Engenharias Civil e Ambiental da POLI/UFRJ e Engenharia Civil da UEM. Tem sido frequente alguns alunos de ambas as instituições se envolverem em projetos de pesquisa e oficinas de projeto transnacionais, apoiados pelos coordenadores BRAFITEC , pelo Programa de Engenharia Urbana (PEU/POLI/UFRJ) e pelo Grupo de Pesquisa AVENUES da UTC (Doutorado em Engenharia Urbana), como no caso do AIM “Atelier Projet International”