Fique atento ao cronograma para abertura de processo de dispensa de disciplinas.
Fique atento ao cronograma para abertura de processo de dispensa de disciplinas.
SELEÇÃO
SELEÇÃO

Saiba como funciona o processo seletivo de admissão ao intercâmbio internacional.

Os alunos da Escola Politécnica (POLI) que desejam sair em intercâmbio devem observar atentamente os períodos de abertura dos processos seletivos. Os editais da POLI são abertos no início do segundo semestre, contudo editais abertos a todos alunos da UFRJ, como Ciência sem Fronteiras (CsF) e Erasmus Mundus (EM), possuem calendários próprios, podendo ocorrer no início do ano letivo.

PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS - CsF

Para o programa CsF a Escola Politécnica possui critérios próprios, definidos pela DAEC - Diretoria Adjunta de Ensino e Cultura e pela DARI - Diretoria Adjunta de RelaçõesInternacionais, adotados para homologação dos alunos, para que estes possam concorrer a bolsas. Vejam com mais detalhes no documento: Ciência sem Fornteiras - Critérios da Escola Politécnica.

Os programas CsF, Erasmus Mundus e Bolsa Santander são coordenados pelo Direção de Relações Internacionais da UFRJ - DRI/UFRJ. Para estes e outros programas coordenados pela DRI/UFRJ o aluno só poderá se inscrever com as autorizações da coordenação de seu curso e da DARI/POLI

Critérios Básicos para Seleção dos Editais DARI

· Boletim Oficial: C.R.A maior do que 6, número de reprovações, notas das disciplinas de matemática, em especial Cálculos, Físicas e Mecânica.
· Currículo: IC, monitoria, projetos, atividades acadêmicas (Fluxo, Fórmula SAE, InterPoli, Minerva Baja, etc.), atividades não acadêmicas de cunho social (contadores de história, professor de pré-vestibular comunitário, serviços de voluntariado, etc.)
· Proficiência em Idioma: Na etapa de seleção não é necessário apresentação de exames oficiais. Em alguns casos documentos como Certificados e Diplomas de cursos de idioma são suficientes para a avaliação.
· Periodização básica: O aluno deve estar cursando no mínimo o 5° período no momento da inscrição e não deve ter ultrapassado o 8° período.
Além do Boletim e Currículo, poderão ser utilizados como instrumento de seleção, as Cartas de Motivação de Recomendação.
OBS.: Cada edital poderá apresentar pré-requisitos diferenciados. Para editais não administrados pela DARI-POLI os alunos deverão cumprir tanto os critérios do edital quanto os requisitos mínimos para realização de intercâmbio da Escola Politécnica.
Processo de pré-seleção dos Editais DARI
O processo de intercâmbio possui etapas comuns que estão descritas abaixo, mas é IMPORTANTÍSSIMO ler o edital ao qual você irá se inscrever para observar todas as suas particularidades.
1) Formulário de Inscrição Online
Todo aluno que queira participar do processo de seleção para intercâmbio deve preencher o Formulário de Inscrição Online. O preenchimento correto deste formulário dentro do prazo (informado no edital) é indispensável para a validação da sua candidatura.
Atenção:
· Os alunos da Escola Politécnica podem se inscrever em mais de um edital, porém, devem ficar atentos ao prazo de confirmação de intercâmbio, pois estarão fazendo a opção de um programa e rejeitando os demais automaticamente.
· Aos alunos da Escola Politécnica da UFRJ só permitido a realização de um intercâmbio acadêmico durante sua graduação, portanto a escolha do programa de intercâmbio é algo que deve ser pensado avaliando as modalidades de intercâmbio, se possui ou não bolsa, duração do programa, etc.
2) Entrega de documentos na Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI/POLI)
Fique atento ao prazo para a entrega de documentos, pois documentos entregues fora do prazo NÃO serão aceitos. Verifique em seu edital a lista de documentos exigidos, mas em geral pede-se:
· Boletim Oficial – obtido na Seção de Ensino
· Declaração constando período – obtida na Seção de Ensino
· CRID – obtida à partir do Siga ou na Seção de Ensino
· Currículo Vitae atualizado - De preferência Lattes - http://lattes.cnpq.br
· Carta de Motivação
· Carta de Recomendação de um professor da UFRJ
· Formulário de Inscrição
3) Etapas específicas do seu processo seletivo
Os editais e coordenações exigem etapas diferentes para a seleção dos alunos após a candidatura ter sido feita. Geralmente incluem entrevistas, mas podem incluir também provas de língua e provas de conteúdos específicos. Informe-se através do edital ou dos responsáveis pela seleção sobre as etapas de seu processo.
4) Divulgação dos alunos selecionados
A divulgação da seleção será feita através de e-mail enviado à todos os candidatos (aprovados e não aprovados) e na página da DARI/POLI. Fique atento ao prazo que será informado para a divulgação da seleção.
5) Entrega de documentos adicionais exigidos pela instituição parceira
Poderão ser exigidos documentos adicionais que deverão ser entregues na DARI/POLI (segundas, quartas e sextas de 09:00 às 16:00), para o envio por correio, e também enviados em formato digitalizado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e para o e-mail da instituição parceira, caso esta entre diretamente em contato com o aluno.
6) Carta de aceite
Após as etapas cumpridas, os alunos selecionados pela instituição parceira receberão uma carta de aceite necessária para retirada do visto de estudante que comprova sua aprovação no programa de intercâmbio.
PROCEDIMENTO EXTRA PARA OS ALUNOS DO PROGRAMA PARISTECH
Além das etapas comuns a todos os processos de intercâmbio, esta etapa de seleção inclui:
Prova Escrita: Provas específicas de física, matemática e química. (Prova Paristech: Conteúdo Programático)
Entrevista: Os aprovados nas provas seguem para a entrevista (em francês ou inglês) com a comissão de professores franceses. Para a entrevista, observe os documentos que devem ser entregues, que, em geral, são o boletim e o currículo traduzidos. Os modelos não estão disponíveis na internet, mas os alunos que quiserem instruções devem comparecer a DARI/POLI.
Bolsa: Todos os alunos aprovados para o Duplo Diploma ParisTech são automaticamente indicados para receber a bolsa Eiffel do governo francês. Maiores informações:http://www.campusfrance.org/fr/eiffel. Caso não receba a bolsa Eiffel, é possível obter a bolsa de 1 ano de duração (renovável por mais seis meses) através do projeto Capes-Brafitec.
PROCEDIMENTO EXTRA PARA ALUNOS DE PROJETOS BRAFITEC
Obtenção das cartas de encaminhamento: Alunos Brafitec devem ter suas cartas de encaminhamento confeccionadas para serem enviadas à CAPES posteriormente. A DARI/POLI irá preparar as cartas, os coordenadores de projeto assinarão e os alunos serão informados para retirá-las na DARI/POLI.
Obtenção do link da CAPES: O coordenador de projeto BRAFITEC receberá o link de inscrição dos alunos no site da CAPES e encaminhará aos candidatos aprovados pelo programa.
Inscrição na CAPES: A inscrição no site da CAPES requer o carregamento dos seguintes documentos que devem estar digitalizados em formato PDF:
Carta do coordenador do projeto
Plano de atividades
Carta da Instituição no Exterior (caso já a possua)
Histórico escolar de Graduação
Certificado de Proficiência
Recebimento do Termo de Compromisso da CAPES: A CAPES enviará aos Coordenadores de Projeto o Termo de Compromisso que deverá ser entregue aos alunos.
Recolhimento de assinaturas para o termo de compromisso: O candidato deverá recolher as assinaturas da seguintes pessoas:
Próprio candidato
Coordenador do Projeto BARFITEC
Avalista (Responsável financeiro. Normalmente pai ou mãe).
Importante salientar que, por convenção, as cartas deverão ser assinadas pelo avalista antes da assinatura do Coordenador de Projeto.
Envio dos Termos de Compromisso à CAPES: Com o termo assinado, o aluno deverá enviar uma das vias do Termo de Compromisso à CAPES via correio.
Espaço Intercambista O espaço intercambista tem como objetivo de orientar os passos necessários para que seu intercâmbio seja realizado com sucesso e sem danos a sua vida acadêmica​. Verifique a Norma n°1 da POLI com os critérios mínimos de todos os programas. Cada programa de intercâmbio pode ser mais restritivo, dependendo do caso.

Observe todas as etapas abaixo, pois o cumprimento de cada etapa é importante para que você possa aproveitar ao máximo sua mobilidade, sem ter que se preocupar com sua vida acadêmica na UFRJ​ durante o intercâmbio.

Para que não haja problema de impressão e atraso no envio dos documentos exigidos abaixo, a DARI aconselha aos alunos que levem as declarações impressas para que sejam assinadas e digitalizadas. Com os avanços tecnológicos, os celulares Android e Ios apresentam aplicativos de scanner, assim, vocês não terão problemas na hora do envio.

1 - Entrega do Plano de Estudos e Formulário de Registro de Saída à DARI/POLI

O Formulário de Registro de Saída é o primeiro passo para o intercambista POLI ativar seu status de Aluno em Intercâmbio, pois os dados deste formulário compõem a documentação que será enviada pela DARI/POLI para a DRE.

Este procedimento é indispensável para que esta etapa da vida acadêmica esteja registrada no histórico escolar com a posterior inclusão das disciplinas validadas. Dessa forma, esta é uma etapa OBRIGATÓRIA. O descumprimento desta etapa desampara o aluno dos direitos do intercambista.

Compõem esta etapa:

1) Impressão do Plano de Estudos e, após o preenchimento, digitalizar para inclusão no formulário online (o documento pode ser digitalizado sem assinatura da DARI). Assinaturas do candidato e do coordenador de curso são obrigatórias.

2) Preenchimento dos dados do formulário online.

3) Leitura do Termo de Compromisso disponível online para aceite das condições nele presentes no formulário.

4) Impressão do documento gerado a partir dos dados do aluno para entrega na DARI-Poli.

5) Levar originais com uma cópia para a Poli (Formulário de Saída e Plano de Estudos assinados).

O original é arquivado e a cópia (com a assinatura da DARI-Poli) será a comprovação do aluno da entrega e registro. Cabe lembrar que, caso o aluno queira validar as disciplinas cursadas no exterior, esse documento será fundamental para abrir o processo de equivalência.

2 - Entrar com processo de obtenção de visto

Cabe salientar que o prazo para a obtenção do visto é de 15 dias úteis, ou seja, aproximadamente três semanas. Podem ser necessárias outras etapas antes de entrar com o pedido de visto, como por exemplo: para obter visto para a França, é necessário o comprovante da inscrição no Campus France e o envio de documentação. Para dicas de passaporte, visto e entre outros, acesse o site Portal Consular, mas não deixe de se informar por conta própria.

Após o cumprimento de todas essas etapas, e a obtenção do visto, você já pode comprar sua passagem. Não se esqueça de resolver questões como obtenção do seguro de viagem, que é obrigatório para poder viajar, e verificar a moradia/hospedagem, principalmente se sua universidade possui alojamento, pois é preciso requisitar uma vaga o mais cedo possível, antes de viajar.

3 - Envio da Declaração de Chegada à DARI/POLI​-UFRJ

Ao chegar ao seu lugar de destino, o aluno deve preencher o Formulário de Registro de Chegada e anexar uma cópia digitalizada da Declaração de Chegada assinada e carimbada pelo responsável das Relações Internacionais da universidade parceira.

Os alunos que devem viajar mais cedo para o curso de idiomas no exterior, deverão enviar dois formulários de chegada, um assinado e carimbado pelo coordenador do curso e outro assinado e carimbado pela universidade parceira.

A partir daí, seu nome será enviado à DRE para regularização de matrícula. Após esse passo, sua comunicação com a DARI só precisará ser feita caso você tenha alguma dúvida ou precise de alguma declaração.

4 - Alteração de Plano de Estudo

Toda Alteração no Plano de Estudos (APE) original deve ser solicitada via o formulário online Alteração de Plano de Estudos - Formulário de Envio. O aluno deverá preencher a Alteração do Plano de Estudos com as disciplinas que deseja incluir ao plano de estudos original, assinar, digitalizar e anexar no Formulário de Envio.

Cabe lembrar que o aluno deverá enviar apenas UMA alteração por semestre, dentro do prazo estipulado pela DARI. As exclusões de matérias não cursadas não precisam ser enviadas. As alterações possuem aprovação automática, logo não é necessário enviar aos coordenadores de curso.

Os prazos para envios das APEs são:
  • 1º Semstre: de 1º de Fevereiro até 31 de Março
  • 2º Semstre: de 1º de Setembro até 31 de Outubro


5 - Prorrogação de intercâmbio

Para que o aluno mantenha sua situação regular na UFRJ, primeiramente ele deve apresentar algum documento da universidade parceira concordando com a prorrogação e um documento de pesquisa/estágio com a proposta de estadia no exterior (com as datas precisas). Logo depois, o aluno precisará preencher o Formulário de Prorrogação do Intercâmbio e anexar as cartas supracitadas. Assim, entraremos em contato com o coordenador de projeto e/ou de curso solicitando o aval.

Cabe lembrar que o aluno só sai em intercâmbio com prazo máximo de 12 meses no exterior e, por isso, o aluno que fizer curso de idiomas por 6 meses deverá enviar a carta de aceite/documento de chegada do curso solicitando a inclusão da mensagem de "aluno em intercâmbio por mais um semestre no boletim acadêmico.

6 - Envio da Declaração de Retorno

O preenchimento do Formulário de Registro de Retorno é o procedimento necessário para o Intercambista POLI reativar sua matrícula, após a conclusão de seu intercâmbio. Os dados do formulário gerarão uma planilha que será utilizada pela DARI/POLI para a alteração de status no SIGA. Dessa forma, o preenchimento do formulário é OBRIGATÓRIO e o não cumprimento desta etapa implica a não alteração do status.

O formulário deve ser enviado junto do comprovante da compra da passagem aérea, pois com o SIGA CALMO, o aluno só poderá se inscrever em disciplinas após a ativação da matrícula. A data-limite da POLI para o retorno é o último dia do pedido de inscrição de disciplina em caráter excepcional. Fique de olho no site da PR1!

Para informações a respeito da abertura do processo de Dispensa de Disciplinas realizadas durante intercâmbio, procure a secretaria do seu curso.

7 - Processo de dispensa de disciplinas

O aluno pode alterar seu plano de estudos durante a viagem, porém, toda e qualquer equivalência de disciplina cursada em IESE só será concedida mediante processo de dispensa de disciplina aberto pelo(a) aluno(a) após seu retorno à UFRJ e aprovação do mesmo pela Coordenação do Curso.
Os procedimentos e documentos necessários à abertura do processo de dispensa de disciplinas estão listados abaixo.

7.1 - Procedimentos para abertura do processo :

1) Procure a Secretaria de seu curos na Poli e solicite as informações para abertura do processo.

7.2 - Documentos necessários a abertura do processo:

1) Requerimento de Dispensa de Disciplina cursada em Intercâmbio Acadêmico

2) Cópia do Plano de Estudos entregue à DARI/POLI antes do início do intercâmbio, o qual deve estar devidamente assinado pela Coordenação do Curso e pela DARI/POLI.

3) Cópia da Alteração do Plano de Estudos quando for necessário.

4) Boletim Escolar Oficial original da IESE na qual o(a) aluno(a) realizou o intercâmbio. Será aceita cópia desde que autenticada por funcionário da DARI/POLI. (Cópias digitais serão aceitas desde que enviadas pela IESE diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

5) Ementas originais das disciplinas cursadas na IESE e traduções das mesmas para o português (tradução-livre).

6) Relatório de Intercâmbio (Instruções) - Documento com título: Nome e sobrenome; Curso; Projeto de Intercâmbio, etc.

7) Boletim Escolar da UFRJ atual.

Somente poderá ser aberto o processo com TODA a documentação exigida

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Seleção Saiba como funciona o processo seletivo de admissão ao intercâmbio internacional.

Os alunos da Escola Politécnica (POLI) que desejam sair em intercâmbio devem observar atentamente os períodos de abertura dos processos seletivos. Os editais da POLI são abertos no início do segundo semestre, contudo editais abertos a todos alunos da UFRJ, como Ciência sem Fronteiras (CsF) e Erasmus Mundus (EM), possuem calendários próprios, podendo ocorrer no início do ano letivo.

PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS - CsF

Para o programa CsF a Escola Politécnica possui critérios próprios, definidos pela DAEC - Diretoria Adjunta de Ensino e Cultura e pela DARI - Diretoria Adjunta de Relações Internacionais, adotados para homologação dos alunos, para que estes possam concorrer a bolsas. Vejam com mais detalhes no documento: Ciência sem Fornteiras - Critérios da Escola Politécnica.

Os programas CsF, Erasmus Mundus e Bolsa Santander são coordenados pelo Direção de Relações Internacionais da UFRJ - DRI/UFRJ. Para estes e outros programas coordenados pela DRI/UFRJ o aluno só poderá se inscrever com as autorizações da coordenação de seu curso e da DARI/POLI - DRI/UFRJ

Critérios Básicos para Seleção dos Editais DARI

  • Boletim Oficial: C.R.A maior do que 6, número de reprovações, notas das disciplinas de matemática, em especial Cálculos, Físicas e Mecânica.

  • Currículo: IC, monitoria, projetos, atividades acadêmicas (Fluxo, Fórmula SAE, InterPoli, Minerva Baja, etc.), atividades não acadêmicas de cunho social (contadores de história, professor de pré-vestibular comunitário, serviços de voluntariado, etc.)

  • Proficiência em Idioma: Na etapa de seleção não é necessário apresentação de exames oficiais. Em alguns casos documentos como Certificados e Diplomas de cursos de idioma são suficientes para a avaliação.

  • Periodização básica: O aluno deve estar cursando no mínimo o 5° período no momento da inscrição e não deve ter ultrapassado o 8° período.

Além do Boletim e Currículo, poderão ser utilizados como instrumento de seleção, as Cartas de Motivação de Recomendação.

OBS.: Cada edital poderá apresentar pré-requisitos diferenciados. Para editais não administrados pela DARI-POLI os alunos deverão cumprir tanto os critérios do edital quanto os requisitos mínimos para realização de intercâmbio da Escola Politécnica.

Processo de pré-seleção dos Editais DARI

O processo de intercâmbio possui etapas comuns que estão descritas abaixo, mas é IMPORTANTÍSSIMO ler o edital ao qual você irá se inscrever para observar todas as suas particularidades.

1) Formulário de Inscrição Online

Todo aluno que queira participar do processo de seleção para intercâmbio deve preencher o Formulário de Inscrição Online. O preenchimento correto deste formulário dentro do prazo (informado no edital) é indispensável para a validação da sua candidatura.

Atenção:

  • Os alunos da Escola Politécnica podem se inscrever em mais de um edital, porém, devem ficar atentos ao prazo de confirmação de intercâmbio, pois estarão fazendo a opção de um programa e rejeitando os demais automaticamente.

  • Aos alunos da Escola Politécnica da UFRJ só permitido a realização de um intercâmbio acadêmico durante sua graduação, portanto a escolha do programa de intercâmbio é algo que deve ser pensado avaliando as modalidades de intercâmbio, se possui ou não bolsa, duração do programa, etc.

2) Entrega de documentos na Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI/POLI)

Fique atento ao prazo para a entrega de documentos, pois documentos entregues fora do prazo NÃO serão aceitos. Verifique em seu edital a lista de documentos exigidos, mas em geral pede-se:

  • Boletim Oficial – obtido na Seção de Ensino

  • Declaração constando período – obtida na Seção de Ensino

  • CRID – obtida à partir do Siga ou na Seção de Ensino

  • Carta de Motivação

  • Carta de Recomendação de um professor da UFRJ

  • Formulário de Inscrição

3) Etapas específicas do seu processo seletivo

Os editais e coordenações exigem etapas diferentes para a seleção dos alunos após a candidatura ter sido feita. Geralmente incluem entrevistas, mas podem incluir também provas de língua e provas de conteúdos específicos. Informe-se através do edital ou dos responsáveis pela seleção sobre as etapas de seu processo.

4) Divulgação dos alunos selecionados

A divulgação da seleção será feita através de e-mail enviado à todos os candidatos (aprovados e não aprovados) e na página da DARI/POLI. Fique atento ao prazo que será informado para a divulgação da seleção.

5) Entrega de documentos adicionais exigidos pela instituição parceira

Poderão ser exigidos documentos adicionais que deverão ser entregues na DARI/POLI (segundas, quartas e sextas de 09:00 às 16:00), para o envio por correio, e também enviados em formato digitalizado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e para o e-mail da instituição parceira, caso esta entre diretamente em contato com o aluno.

6) Carta de aceite

Após as etapas cumpridas, os alunos selecionados pela instituição parceira receberão uma carta de aceite necessária para retirada do visto de estudante que comprova sua aprovação no programa de intercâmbio.

PROCEDIMENTO EXTRA PARA OS ALUNOS DO PROGRAMA PARISTECH

Além das etapas comuns a todos os processos de intercâmbio, esta etapa de seleção inclui:

  • Prova Escrita: Provas específicas de física, matemática e química. (Prova Paristech: Conteúdo Programático)

  • Entrevista: Os aprovados nas provas seguem para a entrevista (em francês ou inglês) com a comissão de professores franceses. Para a entrevista, observe os documentos que devem ser entregues, que, em geral, são o boletim e o currículo traduzidos. Os modelos não estão disponíveis na internet, mas os alunos que quiserem instruções devem comparecer a DARI/POLI.

  • Bolsa: Todos os alunos aprovados para o Duplo Diploma ParisTech são automaticamente indicados para receber a bolsa Eiffel do governo francês. Maiores informações:http://www.campusfrance.org/fr/eiffel. Caso não receba a bolsa Eiffel, é possível obter a bolsa de 1 ano de duração (renovável por mais seis meses) através do projeto Capes-Brafitec.

PROCEDIMENTO EXTRA PARA ALUNOS DE PROJETOS BRAFITEC

  • Obtenção das cartas de encaminhamento: Alunos Brafitec devem ter suas cartas de encaminhamento confeccionadas para serem enviadas à CAPES posteriormente. A DARI/POLI irá preparar as cartas, os coordenadores de projeto assinarão e os alunos serão informados para retirá-las na DARI/POLI.

  • Obtenção do link da CAPES: O coordenador de projeto BRAFITEC receberá o link de inscrição dos alunos no site da CAPES e encaminhará aos candidatos aprovados pelo programa.

  • Inscrição na CAPES: A inscrição no site da CAPES requer o carregamento dos seguintes documentos que devem estar digitalizados em formato PDF:

  • Carta do coordenador do projeto

  • Plano de atividades

  • Carta da Instituição no Exterior (caso já a possua)

  • Histórico escolar de Graduação

  • Certificado de Proficiência

  • Recebimento do Termo de Compromisso da CAPES: A CAPES enviará aos Coordenadores de Projeto o Termo de Compromisso que deverá ser entregue aos alunos.

  • Recolhimento de assinaturas para o termo de compromisso: O candidato deverá recolher as assinaturas da seguintes pessoas:

Próprio candidato

Coordenador do Projeto BARFITEC

Avalista (Responsável financeiro. Normalmente pai ou mãe).

Importante salientar que, por convenção, as cartas deverão ser assinadas pelo avalista antes da assinatura do Coordenador de Projeto.

  • Envio dos Termos de Compromisso à CAPES: Com o termo assinado, o aluno deverá enviar uma das vias do Termo de Compromisso à CAPES via correio.